5 SINAIS QUE PROVAM QUE O SEU CABELO NÃO ESTÁ SAUDÁVEL

Ola Princesas, tudo bem com vocês?
Ter um cabelo bonito e saudável é um dos objetivos mais comuns entre as mulheres, não é mesmo? Desde o shampoo até o finalizador e o reparador de pontas, na hora de comprar produtos capilares, várias questões devem ser levadas em conta.
Por isso reunimos aqui os 5 sinais que provam que chegou a hora de substituir os seus produtos de cabelo e o que vocês podem fazer para deixar suas madeixas perfeitas novamente e sempre!


Cabelos lisos ou cabelos cacheados: os sinais são os mesmos

Proteger os cabelos dos danos causados por produtos inadequados ou por shampoos e condicionadores que param de agir após um tempo de uso é imprescindível.

1 - O cabelo torna-se poroso

Por que o cabelo fica assim? Existem vários fatores, entre os quais podemos destacar:

📌O clima em geral;
📌Expor o cabelo aos raios ultravioleta do sol por períodos prolongados inevitavelmente causa maior dano à camada cuticular;
📌O mesmo acontece com a brisa e o frio nos dias de baixas temperaturas, que roubam a umidade natural aos cabelos;
📌Também pode ser devido aos tratamentos térmicos que aplicamos e que aquecem a água dentro da fibra capilar, além do ponto de ebulição;
📌A falta de hidratação adequada, ou o uso de produtos indevidos.

Os cabelos porosos vão além do ressecado. As madeixas sofrem com o estado áspero e rude ao toque, e ficam quebradiças e sem elasticidade. Além disso, porosidade não é sinônimo de madeixas volumosas. Por isso, para tratar é importante conhecermos o nosso tipo de porosidade, e só assim acertar em produtos capilares de qualidade que irão realmente resolver esse problema.

2 - Os fios quebram facilmente

Isso acontece, acima de tudo, quando a elasticidade do nosso fio é densa e, portanto, ao esticar o cabelo – seja para pentear ou para ajustá-lo, e tanto em um cabelo liso, quanto um cabelo cacheado – ele quebra.

Muitos nutrientes dos alimentos favorecem a estrutura do cabelo e algumas deficiências nutricionais, em particular, podem enfraquecer o folículo piloso, o que causa os fios quebradiços. Sendo assim, existe uma quebra e uma taxa mais lenta de regeneração capilar.
Até mesmo a frequência com que o lavamos e os produtos para cabelos que usamos podem afetar a quebra.

3 - Couro cabeludo doente

Se o nosso couro cabeludo está doente, o nosso cabelo também está, obviamente. Algumas das doenças mais comuns são:

📌Dermatite seborreica, como excesso de gordura – ou seborreia – acompanhados por escamação e inflamação do couro cabeludo;
📌Líquen capilar, que se manifesta com inflamação folicular.

Alguns outros indicadores que nosso couro cabeludo não está 100% saudável:

📌Vermelhidão;
📌Dor;
📌Coceira;
📌Formigamento.

Por que, de repente, teríamos sintomas como esses? Pode ser devido a causas externas, como usar um produto para cabelo abrasivo para o couro cabeludo. E existem também causas internas, genética e problemas hereditários.

4 - É maçante ou sem brilho

O brilho no cabelo é uma das características mais desejadas por quem quer desfilar madeixas com aparências saudáveis. As mulheres que usam cabelos lisos, por exemplo, geralmente carregam na bolsa um umidificador de fios que ajuda a trazer o aspecto viçoso de volta.

Nosso cabelo pode estar opaco por razões internas – pois não estamos segregando o suficiente de sebo e perdemos sua proteção natural – ou causas externas, como a falta de produtos capilares corretos e o uso excessivo de químicas.

5 - Excesso de perda de cabelo


O cabelo tem seu próprio ciclo, então é natural que “caia” mais ou menos em alguns períodos.

O normal é que caiam de 100 a 150 fios por dia, e se a quantidade estiver muito acima disso, pode ser a hora de rever o seu ritmo de vida. Pessoas que sofrem de estresse e ansiedade costumam ter mais queda de cabelo.

O mesmo também acontece por conta de predisposições genéticas ou pela falta de ingestão suficiente de água diária – lembre-se: são 2 litros de água por dia.

Produtos invasivos e excesso de química também são outras duas causas frequentes de perda de cabelo nas mulheres.

Esses são os 5 sinais de que o cabelo não está com a saúde em dia. Se ainda tiver alguma dúvida, é só deixar aqui nos comentários que responderei.
Ate o próximo post!

6 Comentários

  1. MEU CABELO ESTÁ COM QUEDA E MUITO OLEOSO QUE FAZER PARA RESOLVER ESSE PROBLEMA???

    ResponderExcluir
  2. Meu cabelo tem caído bastante ultimamente, gostei de saber desses sinais e das dicas passadas.

    ResponderExcluir
  3. Horrível quando os fios quebram facilmente.
    Gostei das dicas!

    ResponderExcluir